Especialistas que transformam ciência em prática

Nossos autores parceiros desenvolvem instrumentos com favoráveis evidências científicas que ajudam profissionais a realizar processos de avaliação e tomar decisões seguras e éticas

Filtros
Nome do(a) autor(a)
Título do instrumento
Exibindo 8 autores de 8 existentes
Alexandre Jaloto
Alexandre Jaloto (alexandrejaloto@gmail.com)

Biólogo, mestre em Educação em Ciências e Saúde (UFRJ) e Doutor em Psicologia na Universidade São Francisco. É psicometrista com mais de 12 anos de experiência em avaliação educacional em larga escala. Seus temas de pesquisa são psicometria, avaliação educacional e medidas em educação. É pesquisador voluntário no CATvante e atua na frente científica. Atualmente é pesquisador no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP.

Araê Cainã Zani de Souza
Araê Cainã Zani de Souza (arae@catvante.com.br)

Doutorando em Avaliação Psicológica pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade São Francisco (PPG-USF - nota 7 CAPES). Iniciou sua carreira de pesquisador em 2007, durante a iniciação científica. Atua na área de Avaliação Psicológica, Avaliação Educacional, Psicologia Social e Psicologia do Trabalho. É sócio fundador do CATvante - Laboratório de Testagem Computadorizada, empresa dedicada ao desenvolvimento de aplicações e soluções voltadas para testagem educacional e psicológica, especialmente a testagem adaptativa computadorizada. Nos últimos anos vem se dedicando a criação de estratégias de mapeamento em larga escala, auxiliando no desenvolvimento de plataformas e ferramentas.

Felipe Dinardi
Felipe Dinardi (felipe.dinardi@gmail.com)

Mestre em Psicologia com ênfase em Avaliação Psicológica no contexto de Trabalho e Carreira pela Universidade São Francisco. Graduado em Ciências da Computação e Pós-Graduado em Data Science/Big Data, com mais de 18 anos de experiência profissional.

Gustavo Henrique Martins
Gustavo Henrique Martins (gustavoh.martins95@gmail.com)

Mestre e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade São Francisco (bolsista FAPESP). Psicólogo pela Universidade São Francisco, campus Campinas. Docente do curso de Psicologia da Universidade São Francisco. Pós-Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade São Francisco (bolsista FAPESP). Membro da diretoria executiva e do conselho fiscal da Associação Brasileira de Orientação Profissional e de Carreira (ABRAOPC), gestões 2022-2023 e 2024-2025, respectivamente. Membro do GT de Psicometria da ANPEPP desde 2020. Membro da Comissão de Análise de Dados de Testes e Questionários da Educação Básica em Larga-Escala do INEP. Parecerista do Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI). Fundador e Pesquisador do CATvante: Laboratório de Testagem Computadorizada. Tem se dedicado a estudos nas áreas de Psicometria e Orientação Profissional e de Carreira.

Lélio Moura Lourenço
Lélio Moura Lourenço (leliomlourenco@yahoo.com.br)

Professor Titular da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Professor/orientador do Programa de Pós Graduação em Psicologia -UFJF. Doutor em Psicologia Social pela PUC SP. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

Makilim Nunes Baptista
Makilim Nunes Baptista (makilim01@gmail.com)

Possui Graduação em Psicologia pela Universidade São Judas Tadeu (1995), Mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1997), Doutorado pelo departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da Universidade Federal de São Paulo (2001), e pós-doutoramento pela Universidade do Algarve (Portugal, 2022). Possui experiência clínica de mais de 25 anos em atendimento em Psicoterapia Cognitiva-Comportamental. Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), na Escola de Ciências da Vida. Foi presidente do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica - IBAP (2019-2021). É membro del Red Mundial Suicidólogos. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Avaliação Psicológica, Tratamento e Prevenção Psicológica.